top of page

Você sabe da importância de um Social Media em uma empresa?

No metrô, no ônibus, no shopping, no restaurante, para onde quer que se olhe sempre tem alguém com um smartphone ou tablet nas mãos, acessando as redes sociais. Mas o que para uns é apenas diversão e entretenimento, para outros é ferramenta de trabalho. Com o boom da tecnologia móvel e o lançamento frenético de novos aparelhos e aplicativos, o consumidor moderno vem deixando de lado o tradicional SAC por telefone e e-mail, e passa a publicar sua opinião na internet por diversos motivos, entre eles, o principal: a resposta rápida, função, dentre outras, que cabe ao analista de mídias sociais.


O profissional

O perfil de um bom analista de mídias sociais, ou social media, é algo bem mais complexo do que se imagina. O profissional, além de ser um heavy user em mídias sociais, ou seja, estar conectado ou, no mínimo, conhecer todas as funcionalidades das principais redes sociais e canais utilizados na atualidade, precisa ter um perfil analítico para pesquisar o público-alvo e o que estão falando sobre a empresa na internet, estabelecer metas e medir os resultados atingidos. Tudo isso envolvendo sites, softwares específicos e relatórios, que são utilizados para a definição de estratégias da empresa.

Além disso, ele também é um gerador de conteúdo, e é através de mais pesquisas que ele vai buscar entender o público-alvo para publicar um conteúdo relevante para essas pessoas, para que possam compartilhar com os amigos e aumentar o alcance da mensagem e, consequentemente, divulgar a marca da empresa.



Pra que serve?

O monitoramento das mídias sociais é uma ferramenta poderosa que pode ser utilizada a favor da empresa, e funciona tanto para construir a própria marca na internet quanto para campanhas publicitárias e, principalmente, como um canal de relacionamento com o consumidor. Com o benefício da velocidade da web, as redes sociais se tornaram uma forma de SAC em tempo real já que, com acesso full time à internet, as pessoas muitas vezes preferem interagir com a empresa através da sua rede social para ter uma resposta imediata do que usar o telefone ou aguardar um e-mail de resposta (que nem sempre chega). O chat também é uma alternativa, mas, como acontece algumas vezes por telefone, nem sempre os atendentes têm autonomia ou estão preparados para responder prontamente.


O hábito de publicar informações, textos e imagens periodicamente também faz com que os internautas se lembrem da existência da sua empresa e associem determinadas postagens à marca. Por exemplo, uma empresa que, independente do segmento, publica toda sexta-feira algumas dicas de diversão gratuita para o final de semana. Ou uma empresa que publica diariamente imagens e frases de impacto positivas, relacionadas à visão da empresa e que geram vários compartilhamentos.

As redes sociais, em especial o Facebook e Twitter, disponibilizam ferramentas que permitem também sorteios, concursos e lojas online, uma oportunidade, por exemplo, para divulgar produtos específicos em liquidação.


Cuidado com o trocadilho!

A forma de abordagem é o fator-chave para o sucesso nas redes sociais. Mesmo que se trate de uma empresa super formal, na hora de interagir com o internauta é preciso dominar o internetês e ainda assim prestar muita atenção na escrita porque, uma vez publicado, não tem como voltar atrás. Por mais que seja deletado, já foi visto por diversas pessoas e isso pode até desencadear uma crise para a empresa. Nada de escrever algo que pode ser interpretado de diversas formas, além de arriscado demais, pode gerar desconforto em alguns usuários e esse definitivamente não é o papel do social media.


Hoje, agora, já!

Colocar em prática o bom e velho ditado, ‘não deixe pra amanhã o que pode ser resolvido agora’ é algo que vai fazer a diferença para a imagem da empresa. É preciso lembrar que, se as redes sociais hoje são entendidas por muitos como o novo SAC, ele agora é público, e a dúvida ou problema de um, pode ser o mesmo de muitos outros, além de estar à visão de todos que fazem parte da rede. O internauta que entra em contato através das redes sociais espera, no mínimo, um respaldo no mesmo dia. Mas o que vai destacar o papel do social media é visualizar a mensagem ou identificar o problema de imediato e responder na mesma hora, mesmo que ainda não seja com a solução final, que deve vir de forma rápida também. A capacidade de interação é característica essencial no papel do social media que, seja na publicação do conteúdo ou nas respostas, deve se mostrar acessível e amigável, além de interessado no que o público está conversando e no que está acontecendo ao redor do mundo.


Contar com um social media na empresa é um sinal de preocupação com a imagem da empresa e com o relacionamento em tempo real com o público. Um cargo relativamente novo que vem surpreendendo na apresentação de resultados e colaborando para a estratégia das maiores empresas do país e do mundo e que precisa ser levado com muita seriedade e monitoramento intenso, para que a mensagem seja transmitida de forma clara e otimize a percepção de quem está do outro lado em relação à empresa, nem que seja por um rápido momento, mesmo que dure apenas um clique. Esse é o papel do social media. Fonte: Via News






bottom of page